sábado, 28 de agosto de 2010

Primeiros Socorros


1) ALERGIA A PULGAS

Alguns animais podem ser picados por inúmeras pulgas e não se incomodar. Já outros, se forem alérgicos, basta que tenham sido picados uma ou duas vezes que, mesmo sem pulga nenhuma, se coçam o tempo todo. Os animais alérgicos reagem à saliva da pulga, ficam cheios de ferida e a pele coça. Normalmente os cães são mais afetados na extremidade traseira, enquanto que os gatos passam a ter pequenas feridas por todo o corpo. Com muita freqüência, os animais alérgicos não tem mais pulga nenhuma, de tanto que se lambem e se coçam, mas continuam se coçando. Caso seu companheiro seja desses que sofrem com alergia, converse com o seu veterinário para que ele prescreva um antihistamínico que você poderá ter sempre em casa. Outra coisa boa é banho com farinha de aveia que ajuda e alivia a coceira. Existem no mercado shampoos antipulgas, mas um shampoo neutro, de nenê, traz bons resultados. No mínimo afoga as pulgas. 
Bom mesmo é prevenir e para tanto nada melhor do que estes produtos tipo Frontline°, aplicado atrás do pescoço, para um tratamento mensal eficaz.

PS: esta seção, Primeiros Socorros, vai aparecer de tempos em tempos, sempre numerada, para dar dicas simples para os humanos cuidarem melhor de seus animais.