sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Medicamentos PROIBIDOS para Gatos!!!


por Camila Carnicelli (Médica Veterinária)

Conheça e mantenha fora do alcance.

Atenção!!


Paracetamol: A ingestão de 50mg de paracetamol pode ser fatal aos gatos. Causa um tipo de anemia grave nos gatos. Os primeiros sinais da intoxicação são anorexia, vômitos e salivação intensa.

Benzocaína: Utilizado como anestésico tópico. Causa estímulo do sistema nervoso central (SNC) podendo provocar tremores e convulsões.

Carbamato: Presente em produtos contra pulgas e carrapatos à venda em Pet Shops. Causa lesão no Sistema Nervoso Central.

Ácido Acetil Salicílico: Devido à deficiência de enzimas importantes na metabolização de medicamentos, a eliminação do AAS nos gatos é muito lenta, e o acúmulo das doses ingeridas é que causa o problema. Sintomas como anorexia, depressão, vômito, febre, angústia respiratória e hemorragia gastrintestinal, podem aparecer de acordo com o número de doses administradas.

Às vezes a ingestão de medicamentos ocorre acidentalmente por gatos curiosos que costumam entrar nos armários. Por isso que em casa, devemos sempre, manter remédios não só longe das crianças, mas também fora do alcance de animais domésticos.

Caso o seu bichano ingira acidentalmente algum desses produtos, encaminhe-o rapidamente a um veterinário. Todo cuidado é pouco quando se trata de remédio e de saúde.....

PS: Hoje é dia do Médico veterinário! Dê uma lambida carinhosa no seu, ele merece!